A Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó está instalada no Rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul. A casa de força, onde as unidades geradoras estão abrigadas, fica totalmente localizada em Alpestre. O eixo da barragem encontra-se nas coordenadas geográficas 27º 08’ 22,75” de latitude sul e 53º 02’ 50,59’’ de longitude oeste. Com quatro unidades geradoras, a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó tem uma potência instalada de 855 megawatts. Sua capacidade equivale a 25% do consumo de energia do estado de Santa Catarina ou 18% do consumo do Rio Grande do Sul. É energia suficiente para abastecer mais de cinco milhões de lares.

Barragem

A barragem da Usina Foz do Chapecó tem 598 metros de extensão e 48 metros de altura e foi a primeira do Brasil a utilizar a técnica do núcleo asfáltico, comum em países da Europa e nos Estados Unidos. O asfalto propicia velocidade às obras mesmo em períodos chuvosos, já que é menos vulnerável à umidade. Também é reconhecido pelo excelente desempenho como impermeabilizante, garantindo total segurança no bloqueio da água.

Vertedouro

O vertedouro da Usina Foz do Chapecó é formado por quinze comportas que escoam a água do reservatório não utilizada para geração de energia. Sua capacidade máxima de descarga se aproxima da capacidade de vazão da maior usina hidrelétrica em operação no Brasil: a Usina de Itaipu (somente 100 m3/s menor que Itaipu).

 

 

 


usina-carateristica-barragem.jpg
usina-carateristica-barragem.jpg
usina-carateristica-barragem-2.jpg
usina-carateristica-barragem-2.jpg
Sem título.png
Sem título.png
REDES SOCIAIS

Relacionados